sexta-feira, 29 de julho de 2011

Música na economia criativa

De que forma a música pode impactar nossa sociedade e ser uma fonte rentável através da geração de oportunidades de negócios? O momento é de colaboração e se, misturado a isso, houver uma boa dose de inovação você já está no caminho para ajudar a desenvolver uma economia de fato criativa.


A economia criativa é baseada em recursos que não se esgotam, que estão sempre se renovando e multiplicando. Ela não está restrita somente a produtos, serviços e tecnologias: também está associada a modelos de negócios e modelos de gestão.

Com uma movimentação financeira mundial de mais de US$ 3 trilhões, a economia criativa é primordial para o desenvolvimento socioeconômico. O setor, que também abrange artesanato, publicidade, dança, audiovisual, dentre outros, é um dos maiores – tendo crescimento de 6,3% ao ano e já sendo responsável por 10% da economia mundial.


clique aqui para ver o artigo completo

Música como Integração Social


 Integração social é a palavra do momento. A preocupação com a formação de nossos jovens é cada dia mais vista como algo indispensável em nossa sociedade caótica. O que vemos são valores sendo perdidos com total naturalidade para conceitos banais sobre sexo e relacionamentos, vemos as pessoas se vendendo por tão pouco (mesmo assim não há preço para se vender) e jogando suas vidas no lixo.
Mas apenas a integração social irá mudar esse quadro. E um dos fatores dessa integração é a Música. Não digo apenas a música, e sim a arte em geral, mas aqui vamos nos focar na música. É graças a ela que muitas pessoas se integram na sociedade, sejam ex-presidiários, meninos de rua ou qualquer pessoa desfavorecida socialmente. A arte é inata dentro de todo ser humano, basta apenas um grupo de pessoas trabalharem essas potencialidades em cada ser humano.
As pessoas que usam da música para integrar jovens à sociedade executam um trabalho divino: recuperar pessoas para o caminho do bem. Aprender um instrumento incita a pessoa a criar, a amar a vida novamente e a buscar uma nova profissão.
Uma das maiores provas de que a música é um bom caminho para a socialização são os estudos feitos em cima dos benefícios da música para os estudantes. Quem estuda ao som de música clássica por exemplo tem mais chances de absorver a matéria. Bebês na barriga da mãe que escutam música clássica tem tendências a ficar mais inteligentes e muitos outros estudos relativos.

clique aqui para vizualizar a página do texto

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Influência da Música - Projeto 2011

Giovana Tiritan
giovana.tiritan@gmail.com

Thales Henrique
ths_france@hotmail.com
  




Debora Carvalho
debora.carvalho10@hotmail.com



Kevin Arnold
kevin-arnold@hotmail.com
Daniele Luccas
daniele_luccas@hotmail.com



















Professor Comin - Estatística
Professor Rodrigo - LIA

O projeto estuda as mais variadas maneiras em que a música têm influência sobre nós.
O projeto abrange a influência da música sobre nosso corpo, nossa mente e nossas noções estéticas.
Acima de noções de gosto pessoal, ou tendências culturais, a música representa um poder que já era conhecido das sociedades mais antigas. Platão disse, conforme relatado em sua obra “República”: “Deixem-me compor e música de um país e não me preocuparei com quem faça as suas leis.” Ele propunha um governo musical. Mesmo na época dele, este não era um conceito novo, já que há mais de mil anos antes de Cristo, os imperadores chineses faziam anualmente um festival de música, para o qual vinham artistas e conjuntos de todas as províncias do país. Ouvindo a música das diversas regiões, o imperador tomava decisões estratégicas, como, por exemplo, aumentar o efetivo militar em uma região, prevendo uma revolta popular, melhorar o sistema de distribuição de alimentos em outra região, por ver que o povo estava sofrendo, e assim por diante.